quarta-feira, 25 de setembro de 2013

PALESTRA PÚBLICA - DESCULPISMO

Fonte: Imagens Google
Enquanto educadores, nos esmeramos em passar valores positivos aos nossos filhos. Por isso, mal começam a falar, lhes ensinamos as importantes palavras da cortesia: por favor, obrigado, com licença.
Ao lado dessas, igualmente os ensinamos a pedir desculpas. É uma forma delicada de se reconhecer um ato grosseiro, uma palavra rude, um gesto impensado, enfim, uma forma equivocada de tratamento que magoou alguém.
Se é louvável o uso das desculpas, bem verdade que quando em excesso, se torna inconveniente.
Por vezes, as desculpas servem para disfarçar a desatenção e o descuido constantes.

A palestra com o tema DESCULPISMO acontecerá no próximo domingo, dia 29 de setembro, às 19h30min, na Sede da CEFA, localizada à Rua Fontenele Sobrinho, 424, Centro de Viçosa do Ceará. Terá como palestrante o trabalhador da Casa, Juliano Figueira.

A palestra abordará assuntos sobre:
  • Desculpas necessárias e inúteis;
  • Providências para evitar o desculpismo;
  • Reparação dos equívocos.
Bibliografia sugerida para o estudo:

01.KARDEC, Allan. Sede perfeitos. In:___. O evangelho segundo o espiritismo. 97. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1987. cap. XVII, item 7.
02.DENIS, Léon. O dever. In:___. Depois da morte. 10. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1978. pt. 5, cap. XLIII.
03.FRANCO, Divaldo Pereira. Homem de fé. In:___. Panoramas da vida. Pelo espírito Ignotus. 2. ed. Salvador:LEAL, 1971. cap. 32.
04.______. Dever – prazer. In:___. Sementeira da fraternidade. Por diversos espíritos. 2. ed. Salvador:LEAL, 1972. cap. 54.

PALESTRA PÚBLICA - FUNDAMENTOS DA DOUTRINA ESPÍRITA

Fonte: Imagens Google
No último dia 22 de setembro, às 19h30min, na Sede do CEFA foi realizada a Palestra Pública com o tema: FUNDAMENTOS DA DOUTRINA ESPÍRITA. Na oportunidade o trabalhado da Casa, Antônio, trouxe ao público presente o embasamento doutrinário do espiritismo com base na codificação desenvolvida por Allan Kardek.
Dúvidas sobre o espiritismo, sua origem, leis morais e condutas necessárias para a reforma íntima foram explícitas com muito zelo, visando o pleno esclarecimento de todos os presentes.

"Conhecer para compreender e divulgar, este é o desafio!"

terça-feira, 10 de setembro de 2013

PALESTRA PÚBLICA - O AMOR EM NOSSAS VIDAS

Fonte: Imagens Google
O Centro Espírita Francisco de Assis vem com muita satisfação convidar a todos para participar da Palestra Pública - O AMOR EM NOSSAS VIDAS, que será realizada no dia 15 de setembro de 2013, às 19h30min, na Sede desta Casa Espírita. O tema será explanado pela trabalhadora da Casa, Lidiane Dias, que terá como base teórica o Evangelho Segundo o Espiritismo.

Texto de apoio:

O amor resume toda a doutrina de Jesus, porque é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso realizado. No seu ponto de partida, o homem só tem instintos; mais avançado e corrompido, só tem sensações; mais instruído e purificado, tem sentimentos; e o amor é o requinte do sentimento. Não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior, que reúne e condensa em seu foco ardente todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas. A lei do amor substitui a personalidade pela fusão dos seres e extingue as misérias sociais. Feliz aquele que, sobrelevando-se à humanidade, ama com imenso amor os seus irmãos em sofrimento! Feliz aquele que ama, porque não conhece as angústias da alma, nem as do corpo! Seus pés são leves, e ele vive como transportado fora de si mesmo. Quando Jesus pronunciou essa palavra divina, — amor — fez estremecerem os povos, e os mártires, ébrios de esperança, desceram ao circo.

O Espiritismo, por sua vez, vem pronunciar a segunda palavra do alfabeto divino. Ficai atentos, porque essa palavra levanta a lápide dos túmulos vazios, e a reencarnação, vencendo a morte, revela ao homem deslumbrado o seu patrimônio intelectual. Mas já não é mais aos suplícios que ela conduz, e sim à conquista do seu ser, elevado e transfigurado. O sangue resgatou o Espírito, e o Espírito deve agora resgatar o homem da matéria.
(LÁZARO, Paris - 1862)
Os seguintes subtemas serão trabalhados:
  • Gradações do Amor: Fraterno, Conjugal, Maternal;
  • Ação do Amor em Nossas Vidas;
  • Amor como Alimento das Vidas.
Bibliografia Sugerida:

01.DELANNE, Gabriel. A alma animal. In:___. A evolução anímica. 4. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1976. cap. II, itens: Amor conjugal. Amor materno.
02.DENIS, Léon. O amor. In:___. O problema do ser, do destino e da dor. 10. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1977. pt. 3, cap. XXV.
03.FRANCO, Divaldo Pereira. Jesus e amor. In:___. Jesus e atualidade. Pelo espírito Joanna de Ângelis. 10. ed. São Paulo: PENSAMENTO, 1995. cap. 4.
04.______. A presença do amor. In:___. Terapêutica de emergência. Por diversos espíritos. Salvador:LEAL, 1983. cap. 30.
05.______. Com todo amor. In:___. Op. cit. cap. 32.
06.______. Programa de amor. In:___. Op. cit. cap. 54.
07.TEIXEIRA, J. Raul. O sublime amor do Cristo. In:___. Quem é o Cristo? Pelo espírito Francisco de Paula Vitor. Niterói:FRÁTER, 1997. cap. 13.
08.______. Amor e equilíbrio. In:___. Vereda familiar. Pelo espírito Thereza de Brito. Niterói:FRÁTER, 1991. cap. 2.
 

domingo, 8 de setembro de 2013

COMUNICADO E CONVITE


COMUNICADO
A Diretoria do Centro Espírita Francisco de Assis vem informar a todos que visitam o Blog da Instituição que, por motivos de ordem particular, a Palestra Pública com o tema: NOSSOS PRECONCEITO que estava marcada para hoje (08/09) foi adiada para uma data ainda a ser definida e posteriormente divulgada. Ao tempo em que nos desculpamos, informamos que a palestra foi substituída pelo Documentário sobre Bezerra de Menezes - O Médico dos Pobres.
CONVITE
A Diretoria do Centro Espírita Francisco de Assis convida a todos para hoje (08/09), as 19h30min, na Sede da Casa, assistirmos juntos ao documentário acima mencionado, que conta a história de vida de um dos maiores espíritos que já encarnou entre nós - Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti.

 Você e sua família são bem vindos! Venha!


PALESTRA PÚBLICA: NOSSOS PRECONCEITOS (adiada)

Fonte: Imagens Google
O Centro Espírita Francisco de Assis, vem, com muito respeito e amor, convidar a todos para mais uma Palestra Pública a ser realizada neste domingo (08/09), às 19h30min, na Sede da Casa. Na oportunidade o tema a será: NOSSOS PRECONCEITOS e terá como palestrante o trabalhador espírita, Cláudio Segura.

Segundo o Evangelho - "Os preconceitos do mundo sobre o que se convencionou chamar "ponto de honra" produzem essa suscetibilidade sombria, nascida do orgulho e da exaltação da personalidade, que leva o homem a retribuir uma injúria com outra injúria, uma ofensa com outra, o que é tido como justiça por aquele cujo senso moral não se acha acima do nível das paixões terrenas. Por isso é que a lei moisaica prescrevia: olho por olho, dente por dente, de harmonia com a época em que Moisés vivia. Veio o Cristo e disse: Retribui o mal com o bem. E disse ainda: "Não resistais ao mal que vos queiram fazer; se alguém vos bater numa face, apresentai-lhe a outra.” Ao orgulhoso este ensino parecerá uma covardia, porquanto ele não compreende que haja mais coragem em suportar um insulto do que em tomar uma vingança, e não compreende, porque sua visão não pode ultrapassar o presente". (Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo XII, item 8).

A palestra será pautada em alguns subtemas:
  • Realidade insofismável: Somos filhos do mesmo Pai;
  • Preconceito - Filho da ignorância e do orgulho;
  • O preconceito como filho da educação.
Venha participar conosco deste banquete de amor e fraternidade cristã.
Bibliografia sugerida para o estudo:
01.KARDEC, Allan. Bem-aventurados os pobres de espírito. In:___. O evangelho segundo o espiritismo. 97. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1987. cap. VII, itens 3 a 6.
02.FRANCO, Divaldo Pereira. Zaqueu, o rico de humildade. In:___. As primícias do reino. Pelo espírito Amélia Rodrigues. Rio de Janeiro:SABEDORIA, 1967.
03.______. ...E expulsaram-nO dali. In:___. Pelos caminhos de Jesus. Pelo espírito Amélia Rodrigues. Salvador:LEAL, 1987. cap. 12.
04.______. Marcados na alma.In:___. Terapêutica de emergência. Por diversos espíritos.Salvador:LEAL, 1983. cap. 26.
05.MARTINS, Celso. Fraternidade. In:___. Espiritismo:obra de educação. 2. ed. Capivari:EME, 1993. cap. 18.
06.XAVIER, Francisco Cândido. A lição inesquecível. In:___. Alvorada cristã. Pelo espírito Néio Lúcio. 4. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1971. cap. 11.
07.______. O burro de carga. In:___. Op. cit. cap. 10.
08.______. O poder da gentileza. In:___. Op. cit. cap. 15.
09.______. Apontamentos do ancião. In:___. Luz acima. Pelo espírito Irmão X. 8. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1993. cap. 9.