domingo, 22 de dezembro de 2013

PALESTRA PÚBLICA - AMAR AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO

O tema escolhido para a Palestra Pública desta semana é uma reflexão sobre o mandamento Divino trazido em mensagem e ações por nosso irmão Jesus Cristo. Quando nos orientou a amar ao próximo como assim mesmo Ele resumiu todos os demais mandamentos, porque quem ama a seu próximo, ama a Deus; quem ama ao próximo não: rouba, mata ou trai e quem ama ao próximo respeita a tudo e a todos.



Para conduzir este valoroso e importante tema teremos o colaborador espírita Siqueira do Centro Espírita de Tianguá/CE.

A palestra será realizada na sede do CEFA, no dia 22 de dezembro de 2013 com início marcado para às 19h30min. Todos são bem-vindos!


"FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO"

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Palestra Pública: Parábola - O Fariseu e o Publicano.

Fonte: Google Imagens
Os trabalhadores do Centro Espírita Francisco de Assis vem convidar a todos para a Palestra Pública que falará da parábola: O Fariseu e o Publicano. O encontro acontecerá na Sede da Casa, no dia 15 de dezembro de 2013, às 19h30min. O palestrante da noite será o colaborador espírita Pedro Nogueira.

PARÁBOLA:

Disse Jesus: "Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu, publicano o outro. – O fariseu, conservando-se de pé, orava assim, consigo mesmo:
Meu Deus, rendo-vos graças por não ser como os outros homens, que são ladrões, injustos e adúlteros, nem mesmo como esse publicano. Jejuo duas vezes na semana; dou o dízimo de tudo o que possuo.
O publicano, ao contrário, conservando-se afastado, não ousava, sequer, erguer os olhos ao céu; mas, batia no peito, dizendo: Meu Deus, tem piedade de mim, que sou um pecador.
Declaro-vos que este voltou para a sua casa, justificado, e o outro não; porquanto, aquele que se eleva será rebaixado e aquele que se humilha será elevado". (S. LUCAS, 18:9 a 14.)

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

VÍDEO DE DIVALDO PEREIRA FRANCO - PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VIDA MODERNA

Fonte: Google Imagens
Neste DVD sobre a mensagem da Doutrina Espírita, nosso querido Benfeitor Espiritual Divaldo Pereira Franco nos oferece respostas sábias sobre vários assuntos que inquietam a mente e a vida do homem moderno. Dentre os temas abordados estão:  casamento, suicídio, violência, aborto, armas, drogas, reencarnação, dentre outros. Nos auxilia a compreender a mensagem codificada através da mediunidade de Allan Kardec, mas principalmente nos conscientiza sobre a responsabilidade de nos educarmos para sermos homem de bem e assim vivermos o Evangelho deixado pelo mestre Jesus.

O vídeo será exibido no próximo domingo (08/12/13), às 19h30min, na sede do Centro Espírita.
Todos estão convidados para este grande encontro.

sábado, 30 de novembro de 2013

PALESTRA PÚBLICA - PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS

Fonte: Google Imagens
Os colaboradores do Centro Espírita Francisco de Assis tem a honra de convidar a todos para a Palestra Pública com o tema: PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS, que realizar-se-á no próximo domingo, dia 1º de dezembro de 2013, às 19h30min, na Sede da Casa. O tema nos será apresentado pelo colaborador espírita Cláudio Segura.

Conhecendo o caminho que já percorremos e o que ainda temos a percorrer teremos uma perspectiva real das atitudes que precisamos ter em nossa evolução intelectual e moral.

domingo, 24 de novembro de 2013

PALESTRA PÚBLICA - PERDA DE ENTES QUERIDOS

Fonte: Google Imagens


"Se o gládio da morte violenta te busca o lar, faze silêncio e confia-te ao tempo, o médico invisível que nos restaura as energias do coração. Não blasfemes, nem desesperes. Aguarda o Amparo Celestial, mantendo a certeza de que tudo aquilo que hoje ignoras, amanhã saberás."
(Espírito Emmanuel por Chico Xavier)

Neste domingo, 24 de novembro de 2013, nos reunimos para compreendermos melhor o fenômeno da morte (corpo físico) e para entendermos que a verdadeira vida é eterna e espiritual. Analisaremos juntos a literatura espírita que traz explicitamente o “Consolador” prometido por Jesus, para que saibamos que aqueles que deixaram o mundo material, vivem plenamente a colheita de suas ações e omissões vividas quando estavam em suas vestes terrenas.

Palestrante: Chiquinho

domingo, 10 de novembro de 2013

PALESTRA PÚBLICA - O TRÍPLICE ASPECTO DA DOUTRINA ESPÍRITA

Fonte: Google Imagens
Desde já o Centro Espírita Francisco de Assis gostaria de convidar a todos para a Palestra Pública a ser realizada no próximo domingo, dia 17 de novembro, às 19h30min, na Sede da Casa. O tema a ser trabalhado pelo colaborador espírita Juliano Figueira será: O TRÍPLICE ASPECTO DA DOUTRINA ESPÍRITA (CIÊNCIA - FILOSOFIA - RELIGIÃO).

Esta é uma excelente oportunidade para que todos os interessados ou simpatizantes do espiritismo possam compreender melhor as leis que norteiam este que é o consolador prometido por Jesus.

sábado, 9 de novembro de 2013

PALESTRA PÚBLICA - A PRECIOSIDADE DO TEMPO

Fonte: Google Imagens


A Lei Divina estabelece, em Sua Sabedoria, que todo excesso merece escassez e todo abuso exigirá restrições, porque em questão de tempo também cada um recebe exatamente o que semeia.

Este o motivo pelo qual alguns que aprendemos o valor do tempo e desejamos muito realizar, na atualidade, percebemos que não dispomos de todo o tempo que desejaríamos para tal, esforçando- nos para agir sem perder a chance dourada dos minutos que passam céleres.

Diante destas afirmações vimos convidar a todos a participarem da Palestra Pública: A PRECIOSIDADE DO TEMPO, que acontecerá no dia 10 de novembro de 2013, as 19h30min, na Sede desta Casa. Na oportunidade o colaborador espírita Cláudio Segura discorrerá sobre os seguintes subtemas:


· tempo – oportunidade de progresso;

· a correta utilização do tempo;

· o tesouro das horas e a preciosidade dos minutos.

Sejam bem vindos!





domingo, 3 de novembro de 2013

PALESTRA PÚBLICA: DA VIDA CORPORAL PARA A VIDA ESPIRITUAL

Fonte: Google Imagens
Neste domingo, 03 de novembro de 2013, o Centro Espírita Francisco de Assis vem convidar a todos para a palestra pública com o tema: DA VIDA CORPORAL PARA A VIDA ESPIRITUAL, que realizar-se-á na Sede da Casa, às 19h30min e terá como palestrante a colaboradora Lidiane Dias.

Para o Espiritismo, a morte da indumentária carnal serve para libertar o Espírito temporariamente aí encarcerado, a fim de que prossiga no processo de evolução, no rumo da plenitude ou Reino dos Céus.
Morrer, desse modo, é encerrar o ciclo biológico, facultando o prosseguimento da vida do Espírito em outros campos vibratórios, além da dimensão física
. (Divaldo Pereira Franco)

sábado, 26 de outubro de 2013

PALESTRA PÚBLICA - EDUCAÇÃO PARA A MORTE

Fonte: Google Imagens
Habitualmente falamos que nossa única certeza na vida, é a MORTE. Esta afirmação não nos traz uma compreensão sobre o fenômeno morte, apenas nos condiciona a acreditar que tudo termina com ela ou pelo menos todo o sofrimento, porém, esta conclusão está completamente equivocada segundo o próprio Jesus em Matheus 10:28 quando afirma: "Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno".
Para compreendermos melhor as várias interpretações dadas para a morte, queremos convidá-los a participar da Palestra Pública: EDUCAÇÃO PARA A MORTE, que será ministrada no Centro Espírita Francisco de Assis, por nosso colaborador Antônio. A palestra acontecerá no dia 27 de outubro de 2013, às 19h30min na Sede da Casa.

Temas a serem trabalhados:
• causas do temor da morte
• preparação para a morte
• morte – transição para a vida verdadeira

Sugestão bibliográfica:

01.KARDEC, Allan. Penas e gozos terrenos. In:___. O livro dos espíritos. 40. ed. São Paulo:LAKE, 1980. pt. 4, cap. I, pergs. 941 e 942.
02.DENIS, Léon. A morte. In:___. O problema do ser, do destino e da dor. 10. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1977. pt. 1, cap. X.
03.FRANCO, Divaldo Pereira. Sobreviverás. In:___. Momentos enriquecedores. Pelo espírito Joanna de Ângelis. Salvador:LEAL, 1994. cap. 17.
04.______. Treino para a morte. In:___. Sob a proteção de Deus. Por diversos espíritos. Salvador:LEAL, 1994. cap. 3.
05.SIMONETTI, Richard. Diálogo sobre a morte. In:___. Endereço certo. 6. ed. São Paulo:IDE, 1993. cap. 33.
06.______ e LOURENÇO, Sergio e OLIVEIRA, Therezinha.Como acabar com o medo de morrer? In:___. Em busca do homem novo. 4. ed. Bauru:SÃO JOÃO, 1992.
07.TEIXEIRA, J. Raul. Educação para a desencarnação. In:___. Educação e vivências. Pelo espírito Camilo. Niterói:FRÁTER, 1993. cap. 20.
08.____. Temes a morte? In:___. Revelações da luz. Pelo espírito Camilo. Niterói:FRÁTER, 1994. cap. 8.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

PALESTRA PÚBLICA - NOSSOS PRECONCEITOS

Fonte: Google Imagens
O Centro Espírita Francisco de Assis - CEFA, vem com muita alegria comunicar e convidar a todos que no dia 20 de outubro de 2013, às 19h30min, na sede da Casa, estará sendo realizada a Palestra Pública - Nossos Preconceitos, momento de estudo e reflexão que será conduzido pelo colaborador Cláudio Segura.

A palestra falará de assuntos como:
  • realidade insofismável: somos filhos do mesmo Pai
  • preconceito – filho da ignorância e do orgulho
  • o preconceito como fruto da educação
Bibliografia sugerida:

01.KARDEC, Allan. Bem-aventurados os pobres de espírito. In:___. O evangelho segundo o espiritismo. 97. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1987. cap. VII, itens 3 a 6.
02.FRANCO, Divaldo Pereira. Zaqueu, o rico de humildade. In:___. As primícias do reino. Pelo espírito Amélia Rodrigues. Rio de Janeiro:SABEDORIA, 1967.
03.______. ...E expulsaram-nO dali. In:___. Pelos caminhos de Jesus. Pelo espírito Amélia Rodrigues. Salvador:LEAL, 1987. cap. 12.
04.______. Marcados na alma.In:___. Terapêutica de emergência. Por diversos espíritos.Salvador:LEAL, 1983. cap. 26.
05.MARTINS, Celso. Fraternidade. In:___. Espiritismo:obra de educação. 2. ed. Capivari:EME, 1993. cap. 18.
06.XAVIER, Francisco Cândido. A lição inesquecível. In:___. Alvorada cristã. Pelo espírito Néio Lúcio. 4. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1971. cap. 11.
07.______. O burro de carga. In:___. Op. cit. cap. 10.
08.______. O poder da gentileza. In:___. Op. cit. cap. 15.
09.______. Apontamentos do ancião. In:___. Luz acima. Pelo espírito Irmão X. 8. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1993. cap. 9.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

PALESTRA: MEDIUNIDADE COM JESUS

Fonte: Google Imagens



No dia 13 de outubro de 2013, às 19h30min, na Sede desta Casa será realizada a Palestra Pública com o tema: MEDIUNIDADE COM JESUS e esta terá como palestrante a Sra. Carminha, do Centro Espírita de Tianguá.
A mediunidade é uma coisa santa que deve ser praticada santamente, religiosamente. Se há um gênero de mediunidade que requer essa condição de forma ainda mais absoluta, é a mediunidade curadora. O médico dá o fruto dos seus estudos, que faz ao preço de sacrifícios, frequentemente penosos; o magnetizador dá o seu próprio fluído, frequentemente mesma a sua saúde; eles podem a isso por um preço; o médium curador transmite o fluído salutar dos bons Espíritos; ele não tem o direito de vende-lo. Jesus e os apóstolos, conquanto pobres, não faziam pagar as curas que operavam.
Todo aquele, pois, que não tem o que viver, procure os recursos em outra parte do que na mediunidade; que não consagre a ela, se preciso for, senão o tempo de que possa dispor materialmente. Os Espíritos lhe trarão em conta o devotamento e seus sacrifícios, ao passo que se afastam daqueles que esperam fazer deles um meio para subir.
Evangelho Segundo o Espiritismo (Capítulo XXVI, item 10)



sexta-feira, 4 de outubro de 2013

PALESTRA PÚBLICA - A VIDA DE FRANCISCO DE ASSIS

Fonte: Imagens Google
O Centro Espírita Francisco de Assis, no dia 06 de outubro, às 19h30min, trará para todos a Palestra Pública: A VIDA DE FRANCISCO DE ASSIS. Por esta razão estamos mais uma vez convidando a todos para conosco abrir nossos horizontes do conhecimento e de novas perspectivas. Na oportunidade o colaborador da Casa - Pedro Nogueira - estará expondo vivências, lições e exemplos vivos da vida de um dos espíritos mais evoluídos que viveu neste planeta.

Batizado como GIOVANNI DI PIETRO DI BERNADONI, para muitos chamado de SÃO FRANCISCO DE ASSIS, para nós espíritas, em coerência com sua simplicidade e humildade, chamado por FRANCISCO DE ASSIS.

Portanto, é com muita alegria que fazemos este convite a todos vocês, para virem conhecer, sob a ótica espírita, este homem que submeteu sua vida a prática da verdadeira caridade, do amor ao próximo e do respeito aos desígnios de Deus.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

PALESTRA PÚBLICA - DESCULPISMO

Fonte: Imagens Google
Enquanto educadores, nos esmeramos em passar valores positivos aos nossos filhos. Por isso, mal começam a falar, lhes ensinamos as importantes palavras da cortesia: por favor, obrigado, com licença.
Ao lado dessas, igualmente os ensinamos a pedir desculpas. É uma forma delicada de se reconhecer um ato grosseiro, uma palavra rude, um gesto impensado, enfim, uma forma equivocada de tratamento que magoou alguém.
Se é louvável o uso das desculpas, bem verdade que quando em excesso, se torna inconveniente.
Por vezes, as desculpas servem para disfarçar a desatenção e o descuido constantes.

A palestra com o tema DESCULPISMO acontecerá no próximo domingo, dia 29 de setembro, às 19h30min, na Sede da CEFA, localizada à Rua Fontenele Sobrinho, 424, Centro de Viçosa do Ceará. Terá como palestrante o trabalhador da Casa, Juliano Figueira.

A palestra abordará assuntos sobre:
  • Desculpas necessárias e inúteis;
  • Providências para evitar o desculpismo;
  • Reparação dos equívocos.
Bibliografia sugerida para o estudo:

01.KARDEC, Allan. Sede perfeitos. In:___. O evangelho segundo o espiritismo. 97. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1987. cap. XVII, item 7.
02.DENIS, Léon. O dever. In:___. Depois da morte. 10. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1978. pt. 5, cap. XLIII.
03.FRANCO, Divaldo Pereira. Homem de fé. In:___. Panoramas da vida. Pelo espírito Ignotus. 2. ed. Salvador:LEAL, 1971. cap. 32.
04.______. Dever – prazer. In:___. Sementeira da fraternidade. Por diversos espíritos. 2. ed. Salvador:LEAL, 1972. cap. 54.

PALESTRA PÚBLICA - FUNDAMENTOS DA DOUTRINA ESPÍRITA

Fonte: Imagens Google
No último dia 22 de setembro, às 19h30min, na Sede do CEFA foi realizada a Palestra Pública com o tema: FUNDAMENTOS DA DOUTRINA ESPÍRITA. Na oportunidade o trabalhado da Casa, Antônio, trouxe ao público presente o embasamento doutrinário do espiritismo com base na codificação desenvolvida por Allan Kardek.
Dúvidas sobre o espiritismo, sua origem, leis morais e condutas necessárias para a reforma íntima foram explícitas com muito zelo, visando o pleno esclarecimento de todos os presentes.

"Conhecer para compreender e divulgar, este é o desafio!"

terça-feira, 10 de setembro de 2013

PALESTRA PÚBLICA - O AMOR EM NOSSAS VIDAS

Fonte: Imagens Google
O Centro Espírita Francisco de Assis vem com muita satisfação convidar a todos para participar da Palestra Pública - O AMOR EM NOSSAS VIDAS, que será realizada no dia 15 de setembro de 2013, às 19h30min, na Sede desta Casa Espírita. O tema será explanado pela trabalhadora da Casa, Lidiane Dias, que terá como base teórica o Evangelho Segundo o Espiritismo.

Texto de apoio:

O amor resume toda a doutrina de Jesus, porque é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso realizado. No seu ponto de partida, o homem só tem instintos; mais avançado e corrompido, só tem sensações; mais instruído e purificado, tem sentimentos; e o amor é o requinte do sentimento. Não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior, que reúne e condensa em seu foco ardente todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas. A lei do amor substitui a personalidade pela fusão dos seres e extingue as misérias sociais. Feliz aquele que, sobrelevando-se à humanidade, ama com imenso amor os seus irmãos em sofrimento! Feliz aquele que ama, porque não conhece as angústias da alma, nem as do corpo! Seus pés são leves, e ele vive como transportado fora de si mesmo. Quando Jesus pronunciou essa palavra divina, — amor — fez estremecerem os povos, e os mártires, ébrios de esperança, desceram ao circo.

O Espiritismo, por sua vez, vem pronunciar a segunda palavra do alfabeto divino. Ficai atentos, porque essa palavra levanta a lápide dos túmulos vazios, e a reencarnação, vencendo a morte, revela ao homem deslumbrado o seu patrimônio intelectual. Mas já não é mais aos suplícios que ela conduz, e sim à conquista do seu ser, elevado e transfigurado. O sangue resgatou o Espírito, e o Espírito deve agora resgatar o homem da matéria.
(LÁZARO, Paris - 1862)
Os seguintes subtemas serão trabalhados:
  • Gradações do Amor: Fraterno, Conjugal, Maternal;
  • Ação do Amor em Nossas Vidas;
  • Amor como Alimento das Vidas.
Bibliografia Sugerida:

01.DELANNE, Gabriel. A alma animal. In:___. A evolução anímica. 4. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1976. cap. II, itens: Amor conjugal. Amor materno.
02.DENIS, Léon. O amor. In:___. O problema do ser, do destino e da dor. 10. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1977. pt. 3, cap. XXV.
03.FRANCO, Divaldo Pereira. Jesus e amor. In:___. Jesus e atualidade. Pelo espírito Joanna de Ângelis. 10. ed. São Paulo: PENSAMENTO, 1995. cap. 4.
04.______. A presença do amor. In:___. Terapêutica de emergência. Por diversos espíritos. Salvador:LEAL, 1983. cap. 30.
05.______. Com todo amor. In:___. Op. cit. cap. 32.
06.______. Programa de amor. In:___. Op. cit. cap. 54.
07.TEIXEIRA, J. Raul. O sublime amor do Cristo. In:___. Quem é o Cristo? Pelo espírito Francisco de Paula Vitor. Niterói:FRÁTER, 1997. cap. 13.
08.______. Amor e equilíbrio. In:___. Vereda familiar. Pelo espírito Thereza de Brito. Niterói:FRÁTER, 1991. cap. 2.
 

domingo, 8 de setembro de 2013

COMUNICADO E CONVITE


COMUNICADO
A Diretoria do Centro Espírita Francisco de Assis vem informar a todos que visitam o Blog da Instituição que, por motivos de ordem particular, a Palestra Pública com o tema: NOSSOS PRECONCEITO que estava marcada para hoje (08/09) foi adiada para uma data ainda a ser definida e posteriormente divulgada. Ao tempo em que nos desculpamos, informamos que a palestra foi substituída pelo Documentário sobre Bezerra de Menezes - O Médico dos Pobres.
CONVITE
A Diretoria do Centro Espírita Francisco de Assis convida a todos para hoje (08/09), as 19h30min, na Sede da Casa, assistirmos juntos ao documentário acima mencionado, que conta a história de vida de um dos maiores espíritos que já encarnou entre nós - Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti.

 Você e sua família são bem vindos! Venha!


PALESTRA PÚBLICA: NOSSOS PRECONCEITOS (adiada)

Fonte: Imagens Google
O Centro Espírita Francisco de Assis, vem, com muito respeito e amor, convidar a todos para mais uma Palestra Pública a ser realizada neste domingo (08/09), às 19h30min, na Sede da Casa. Na oportunidade o tema a será: NOSSOS PRECONCEITOS e terá como palestrante o trabalhador espírita, Cláudio Segura.

Segundo o Evangelho - "Os preconceitos do mundo sobre o que se convencionou chamar "ponto de honra" produzem essa suscetibilidade sombria, nascida do orgulho e da exaltação da personalidade, que leva o homem a retribuir uma injúria com outra injúria, uma ofensa com outra, o que é tido como justiça por aquele cujo senso moral não se acha acima do nível das paixões terrenas. Por isso é que a lei moisaica prescrevia: olho por olho, dente por dente, de harmonia com a época em que Moisés vivia. Veio o Cristo e disse: Retribui o mal com o bem. E disse ainda: "Não resistais ao mal que vos queiram fazer; se alguém vos bater numa face, apresentai-lhe a outra.” Ao orgulhoso este ensino parecerá uma covardia, porquanto ele não compreende que haja mais coragem em suportar um insulto do que em tomar uma vingança, e não compreende, porque sua visão não pode ultrapassar o presente". (Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo XII, item 8).

A palestra será pautada em alguns subtemas:
  • Realidade insofismável: Somos filhos do mesmo Pai;
  • Preconceito - Filho da ignorância e do orgulho;
  • O preconceito como filho da educação.
Venha participar conosco deste banquete de amor e fraternidade cristã.
Bibliografia sugerida para o estudo:
01.KARDEC, Allan. Bem-aventurados os pobres de espírito. In:___. O evangelho segundo o espiritismo. 97. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1987. cap. VII, itens 3 a 6.
02.FRANCO, Divaldo Pereira. Zaqueu, o rico de humildade. In:___. As primícias do reino. Pelo espírito Amélia Rodrigues. Rio de Janeiro:SABEDORIA, 1967.
03.______. ...E expulsaram-nO dali. In:___. Pelos caminhos de Jesus. Pelo espírito Amélia Rodrigues. Salvador:LEAL, 1987. cap. 12.
04.______. Marcados na alma.In:___. Terapêutica de emergência. Por diversos espíritos.Salvador:LEAL, 1983. cap. 26.
05.MARTINS, Celso. Fraternidade. In:___. Espiritismo:obra de educação. 2. ed. Capivari:EME, 1993. cap. 18.
06.XAVIER, Francisco Cândido. A lição inesquecível. In:___. Alvorada cristã. Pelo espírito Néio Lúcio. 4. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1971. cap. 11.
07.______. O burro de carga. In:___. Op. cit. cap. 10.
08.______. O poder da gentileza. In:___. Op. cit. cap. 15.
09.______. Apontamentos do ancião. In:___. Luz acima. Pelo espírito Irmão X. 8. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1993. cap. 9.

sábado, 31 de agosto de 2013

Fonte: Imagens Google

Neste domingo, dia 1º de setembro de 2013, às 19h30min, na Sede do Centro Espírita Francisco de Assis, acontecerá a Palestra Pública com o tema: BUSCAI E ACHAREIS, que será conduzida pelo colaborador Espírita Siqueira, da cidade de Tianguá/CE.

Baseado no Evangelho Segundo o Espiritismo esta palestra trará questionamentos e reflexões como:

Qual o homem, dentre vós, que dá uma pedra ao filho que lhe  pede pão? – Ou, se pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente? – Ora, se, sendo maus como sois, sabeis  dar  boas  coisas  aos  vossos filhos, não é lógico que, com mais  forte  razão,  vosso  Pai  que  está  nos  céus    os bens verdadeiros aos que lhos pedirem?

Os trabalhadores da Casa aguardam vossas presenças! Sejam sempre bem vindos!

 

terça-feira, 20 de agosto de 2013

PALESTRA PÚBLICA: NOSSOS SONHOS

Fonte: Imagens Google
Dando continuidade ao ciclo de palestras públicas do Centro Espírita Francisco de Assis, a trabalhadora da Casa, Lidiane Dias, conduzirá no próximo dia 25 de agosto de 2013, às 19h30min, a Palestra Pública com o tema: Nossos Sonhos. Na ocasião convidamos todos aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos e também desejam externar suas percepções diante dos assuntos espirituais que nos são comuns.

A palestrante buscará, através do seu estudo e compreensão, responder as principais perguntas:
  • O que são os sonhos?
  • Quais os tipos de sonhos?
  • Como se preparar para o sono?
Para aqueles que desejarem se aprofundar no tema, sugerimos a seguinte bibliografia:

01.KARDEC, Allan. Emancipação da alma. In:___. O livro dos espíritos. 40. ed. São Paulo:LAKE, 1980. pt. 2, cap. VIII, pergs. 400 a 412.
02.DENIS, Léon. Sonhos premonitórios. Clarividência. Pressentimentos. In:___. No invisível. 7. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1973. pt. 2, cap. XIII.
03.FRANCO, Divaldo Pereira. Desprendimento pelo sono. Sonhos – visitas entre espíritos. In:___. No limiar do infinito. Pelo espírito Joanna de Ângelis. Salvador:LEAL, 1977. cap. 8.
04.______. Vida, sono e sonho. In:___. Temas da vida e da morte. Pelo espírito Manoel P. de Miranda.Rio de Janeiro:FEB, 1989.
05.PERALVA, Martins. Sono e sonhos. In:___. O pensamento de Emmanuel. Rio de Janeiro:FEB, 1973. cap. 22.
06.SIMONETTI, Richard. A influência maior. In:___. Quem tem medo da obsessão? 8. ed. Bauru:SÃO JOÃO, 1995. cap. 6.
07.VIEIRA, Waldo. Perante os sonhos. In:___. Conduta espírita. Pelo espírito André Luiz. 2. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1961. cap. 30.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

PALESTRA PÚBLICA: DESGOSTO DA VIDA - SUICÍDIO

Fonte: Imagens Google
O Centro Espírita Francisco de Assis, através do trabalhador da Casa - Cláudio Segura - trará no próximo dia 18 de agosto de 2013, às 19h30min, a Palestra Pública com o tema: DESGOSTO DA VIDA - SUICÍDIO.

Certamente este é um tema desafiador para qualquer pessoa, por esta razão teremos na ocasião uma grande oportunidade de compreendermos os caminhos, às vezes sutis, que nos direcionam para esta que é a pior decisão tomada pelos espíritos durante sua existência reencarnatória.

O palestrante abordará em sua explanação os seguintes subtemas:
  • Suicídio direto e indireto;
  • As consequências do suicídio;
  • Maneiras de auxiliar o suicida.
Para palestra sugerimos a seguinte bibliografia:

01.KARDEC, Allan. Penas e gozos terrenos. In:___. O livro dos espíritos. 40. ed. São Paulo:LAKE, 1980. pt. 4, cap. I, pergs. 943 a 957.
02.FRANCO, Divaldo Pereira. Suicídio. In:___. Após a tempestade. Pelo espírito Joanna de Ângelis. Salvador:LEAL, 1974. cap. 18.
03.______. Suicídio sem dor. In:___. Temas da vida e da morte. Pelo espírito Manoel P. de Miranda. Rio de Janeiro:FEB, 1989.
04.______. Suicídio – solução insolvável. In:___. Op. cit. 05.PERALVA, Martins. Suicídios. In:___. Estudando a mediunidade. 5. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1971. cap. XXX.
06.SCHUTEL, Cairbar. O suicida do trem. In:___. O semeador de estrelas. Salvador:LEAL, 1990. cap. 9.
07.TEIXEIRA, J. Raul. Queres matar-te? In:___. Revelações da luz. Pelo espírito Camilo. Niterói:FRÁTER, 1994. cap. 6.
08.XAVIER, Francisco Cândido. Suicídio. In:___. Religião dos espíritos. Pelo espírito Emmanuel. 4. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1978.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

PALESTRA PÚBLICA: PATERNIDADE

Fonte: Google Imagens

O tema central da Palestra Pública desta semana falará de PATERNIDADE. Portanto, vimos mais uma vez convidar carinhosamente a todos a participar no dia 11 de agosto de 2013, às 19h30, no Centro Espírita Francisco de Assis, deste momento de reflexão, estudo e harmonização entre a vida material e a vida espiritual.

O palestrante da noite será o trabalhador da Casa, Juliano Figueira, que abordará subtemas como:
  • A missão da paternidade;
  • Deveres dos pais;
  • As alegrias da paternidade.
Bibliografia sugerida:
01.KARDEC, Allan. Ocupações e missões dos espíritos. In:___. O livro dos espíritos. 40. ed. São Paulo: LAKE, 1980. pt. 2, cap. X, pergs. 582 a 583 a .
02.CAMARGO, Pedro de (Vinicius). Dever paterno. In:___. O mestre na educação. 2. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1977. cap. 21.
03.FRANCO, Divaldo Pereira. Perante a prole. In:___. Lampadário espírita. Pelo espírito Joanna de Ângelis. 2. ed. Rio deJaneiro:FEB, 1971. cap. 17.
04.TEIXEIRA, J. Raul. Carta aos pais. In:___. Vereda familiar. Pelo espírito Thereza de Brito. Niterói: FRÁTER, 1991. cap. 30.
05.______. Paternidade e confiança. In:___. Vozes do infinito. Pelo espírito Camilo. Niterói: FRÁTER, 1991. pt. III, cap. 7.
06.XAVIER, Francisco Cândido e VIEIRA, Waldo. Carta a meu filho. In:___. O espírito da verdade. Por autores diversos. Rio de Janeiro:FEB, 1962. cap. 27.

terça-feira, 30 de julho de 2013

PALESTRA PÚBLICA - CANSAÇO

Fonte: Google Imagens
Domingo dia 04 de agosto de 2013, o Centro Espírita Francisco de Assis, através do seu colaborador Pedro Nogueira, estará apresentando a Palestra Pública com o tema: CANSAÇO. O encontro acontecerá como de costume às 19h30min na Sede da Casa Espírita e nos apresentará uma visão mais ampla sobre as razões dos cansaços que sentimos no corpo, na mente e no espírito.

Os principais pontos a serem abordados serão:
  • Causas do cansaço físico e mental;
  • Consequências para a vida diária;
  • Maneiras de debelar o cansaço, revigorando-se.
Bibliografia sugerida:

01.KARDEC, Allan. Lei do trabalho. In:___. O livro dos espíritos. 40. ed. São Paulo:LAKE, 1980. pt. 3, cap. III, pergs. 682 e 683.
02.______. Coletânea de preces espíritas. In:___. O evangelho segundo o espiritismo. 97. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1987. cap. XXVIII, itens 38 e 39.
03.FRANCO, Divaldo Pereira. A busca. In:___. O despertar do espírito. Pelo espírito Joanna de Ângelis. Salvador:LEAL, 2000. cap. I.
04.TEIXEIRA, J. Raul. A respeito do seu cansaço. In:___. Para uso diário. Pelo espírito Joanes. Niterói:FRÁTER, 1999. cap. 24.
05.______. Sentes-te frágil? In:___. Revelações da luz. Pelo espírito Camilo. Niterói:FRÁTER, 1994. cap. 11.
06.XAVIER, Francisco Cândido. O estranho cansaço. In:___.Respostas da vida. Pelo espírito André Luiz. 19. ed. São Paulo:IDEAL, 1991. cap. 31.

PALESTRA PÚBLICA - TENSÃO PRÉ-MESTRUAL (Visão Médica e Espírita)

Fonte: Google Imagens/TPM
O Centro Espírita Francisco de Assis trouxe no último domingo, dia 28 de julho de 2013, a Palestra Pública: Tensão Pré-Menstrual (TPM), que teve como palestrante o colaborador Antônio.

A palestra apresentou a visão médica e espírita sobre a TPM, esclareceu muitos pontos inerentes ao assunto, mas instigou questionamentos na mesma proporção. Estes questionamentos foram muito bem esclarecidos pelo palestrante, que por sua vez manteve-se sempre orientado por seu conhecimento aprofundado e contínuo no Evangelho Segundo o Espiritismo e no Livro dos Espírito.

A Casa recebeu um bom público que fez questão de se posicionar sobre o assunto e assim contribuiu para o engrandecimento intelectual e espiritual de todos os presentes.

Ao final da palestra foi lida a agenda da semana e logo após houve, como em todos os domingos, uma sessão de passe magnético para alívio espiritual dos participantes.

Fica o convite para todos participarem, no próximo dia 04 de agosto, as 19h30min, na Sede do Centro Espírita Francisco de Assis, localizada à Rua Fontenele Sobrinho - 424, centro da cidade de Viçosa do Ceará, da Palestra Pública: CANSAÇO, a ser ministrada pelo colaborador da Casa, Pedro Nogueira.

terça-feira, 23 de julho de 2013

PALESTRA PÚBLICA - PRESSENTIMENTOS

Fonte: Imagens Google


O Centro Espírita Francisco de Assis, através da sua trabalhadora Lidiane Dias, realizou no último dia 21 de julho a Palestra Pública com o tema: Pressentimentos. O termo foi definido por Allan Kardec da seguinte forma: "uma vaga intuição das coisas futuras".

A palestra desenvolveu os seguintes tópicos:
  • os avisos dos espíritos amigos;
  • intuições das escolhas reencarnatórias;
  • objetivos dos pressentimentos.
Como base de estudos foram utilizadas a seguinte bibliografia:

01.KARDEC, Allan. Intervenção dos espíritos no mundo corpóreo. In:___. O livro dos espíritos. 40. ed. São Paulo:LAKE, 1980. pt. 2, cap. IX, pergs. 522 a 524.
02.______. Dos médiuns escreventes ou psicógrafos. In:___. O livro dos médiuns. 53. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1986. pt. 2, cap. XV, item 184.
03.______. Coletânea de preces espíritas. In:___. O evangelho segundo o espiritismo. 97. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1987. cap. XXVIII, item 24.
04.DENIS, Léon. Sonhos premonitórios. Clarividência. Pressentimentos. In:___. No invisível. 7. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1973. pt. 2, cap. XIII.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

PALESTRA PÚBLICA - FAMÍLIA

(Fonte: Google Imagens)
Todos certamente concordamos que a família é a base social, moral e espiritual de qualquer ser vivo. Mas entendemos realmente a complexidade, a dimensão e as particularidades que constituem a formação das famílias? Família Terrena e Família Universal são a mesma coisa? Indagações como esta serão explanadas e discutidas na Palestra Pública - Família, que acontecerá no próximo domingo, dia 14 de julho de 2013, às 19h30min, no Centro Espírita Francisco de Assis, localizado à Rua Fontenele Sobrinho - 424, Centro - Viçosa do Ceará. O momento será dirigido pelo colaborador da Casa - Chiquinho.

Na oportunidade convidamos todos a participar deste momento de estudo, reflexão e prática do Evangelho de Jesus, onde, em "família" nos confraternizaremos em busca da verdadeira felicidade.

Pontos a serem abordados:
  • Constituição da família no mundo espiritual;
  • Ajustes, encontros e desencontros no seio familiar;
  • Família como sustentáculo e promotora do progresso familiar.
Bibliografia sugerida:

01.AMORIM, Deolindo e MIRANDA, Herminio C. A família como instrumento de redenção espiritual. In:___. O espiritismo e os problemas humanos. São Paulo:USE, 1985. pt. 2, cap. XI.
02.FRANCO, Divaldo Pereira. Família. In:___. Estudos espíritas. Pelo espírito Joanna de Ângelis. Rio de Janeiro:FEB, 1982. cap. 24.
03.______. Vida em família. In:___. S O S Família. Por Joanna de Ângelis e outros espíritos. Salvador:LEAL, 1994.
04.MARTINS, Celso. A família segundo o espiritismo.In:___. Espiritismo: obra de educação. 2. ed. Capivari:EME, 1993. cap. 20.
05.PIRES, J. Herculano.Amor e família em novos tempos. In:___. Curso dinâmico de espiritismo, o grande desconhecido. Matão:O CLARIM, 1979. cap. V.
06.______. Relações familiais no espiritismo. In:___. Op. cit. cap. VI. 07.______. A família vai acabar? In:___. O homem novo. 2. ed. São Bernardo do Campo:CORREIO FRATERNO, 1985. cap. 5.
08.TEIXEIRA, J. Raul. Juventude e família. In:___. Cântico da juventude.Pelo espírito Ivan de Albuquerque. 2. ed. Niterói:FRÁTER, 1995. cap. 5.

domingo, 30 de junho de 2013

PALESTRA PÚBLICA: PARÁBOLA DO SEMEADOR

Fonte: Imagens Google
O Centro Espírita Francisco de Assis, por seu colaborador Juliano Figueira, traz neste domingo a Palestra: A Parábola do Semeador. Portanto, novamente fazemos o convite a todos que buscam compreender o amor de Deus presente em suas vidas. O momento acontecerá, no dia 07 de julho, às 19h30min, na Sede da Casa Espírita localizada à Rua Fontenele Sobrinho, 424 - Centro de Viçosa do Ceará.

Os seguintes pontos serão abordados:
  • Todos somos semeadores;
  • As sementes do bem em nós;
  • Multiplicação das sementes.
Bibliografia sugerida:

01.FRANCO, Divaldo Pereira. Semente de luz e vida. In:___. As primícias do reino. Pelo espírito Amélia  Rodrigues. Rio de Janeiro:SABEDORIA, 1967.
02.______. O semeador. Pelo espírito Amélia Rodrigues. Salvador:LEAL, 1981.
03.RIGONATTI, Eliseu. A parábola do semeador. In:___. O evangelho dos humildes.9.ed. São  Paulo: PENSAMENTO, 1993. cap. XIII.
04.SCHUTEL, Cairbar. Parábola do semeador. In:___. Parábolas e ensinos de Jesus. 9. ed. Matão: O 
05.TEIXEIRA, J. Raul. Jesus e Zaqueu. In:___.Vida e mensagem. Pelo espírito Francisco de Paula Vitor.
Niterói:FRÁTER, 1993. cap. 21.98
CLARIM, 1972.

terça-feira, 18 de junho de 2013

PALESTRA PÚBLICA: RESPEITO

(Fonte: Google Imagens)
Respeito foi definido por alguém como a capacidade do ser de se importar com o sentimento do outro. Talvez seja esta a mais plena das definições.

Normalmente, quando nos sentimos ofendidos, desprezados, dizemos apreciar o respeito. Mas, será que respeitamos os demais?

Para refletirmos sobre esta e outras indagações sobre o RESPEITO, o Centro Espírita Francisco de Assis convida a todos para a Palestra Pública com este tema, a ser realizada no próximo dia 23 de junho de 2013, às 19h30min, na Sede da Casa Espírita, localizada à Rua Fontenele Sobrinho, 424 - Centro - Viçosa do Ceará. A palestra será conduzida pelo colaborador da Casa, Pedro Nogueira, que trabalhará as seguintes abordagens sobre o assunto:

• respeito a si próprio;
• respeito no lar;
• respeito à vida (fauna, flora, humanidade);
• cortesia, boas maneiras, educação.

Bibliografia sugerida:

01.KARDEC, Allan. Honrai a vosso pai e a vossa mãe. In:___. O evangelho segundo o espiritismo. 97. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1987. cap. XIV.
02.FRANCO, Divaldo Pereira. Respeito à vida. In:___. Oferenda. Pelo espírito Joanna de Ângelis. Salvador:LEAL, 1980.
03.TEIXEIRA, J. Raul. A questão ambiental. In:___. Educação e vivências. Pelo espírito Camilo. Niterói: FRÁTER, 1993. cap. 1.
04.______. Ecologia e paradoxos humanos. In:___. Op. cit. cap. 2.
05.______. A ecologia e a educação. In:___. Op. cit. cap. 3.
06.VIEIRA, Waldo. No lar. In:___. Conduta espírita. Pelo espírito André Luiz. 2. ed. Rio de Janeiro:FEB, 1961. cap. 5.
07.XAVIER, Francisco Cândido. Ambiente caseiro. In:___. Sinal verde. Pelo espírito André Luiz. 11. ed. Uberaba: CEC, 1982. cap. 8.
08.______. Experiência doméstica. In:___. Op. cit. cap. 6.
09.______. Modos desagradáveis. In:___. Op. cit. cap. 28.
10.______. Na via pública. In:___. Op. cit. cap. 10.
11.______. No recinto doméstico. In:___. Op. cit. cap. 4.
12.______. Saudações. In:___. Op. cit. cap. 1.
13.______. Ver e ouvir. In:___. Op. cit. cap. 15.